Pular para o conteúdo principal

Testando o Módulo Sensor Hall M44


Nesta postagem iremos demonstrar a utilização do Módulo Sensor Hall M44.



Módulo Sensor Hall M44

É um sensor que detecta se existe algum campo magnético próximo a ele, fazendo a comutação do nível lógico em sua saída de "Alto"(5V) para "Baixo"(0V). Basicamente, esse sensor funciona atuando como uma chave que realiza a comutação caso seja detectada a presença do campo magnético, de maneira similar ao funcionamento de uma Ampola Reed, porém sem a fragilidade de um componente feito em vidro.



O Módulo Sensor Hall M44 possui um furo na placa, com finalidade de ser fixado através de um parafuso, podendo ser utilizado em diversas aplicações, sendo particularmente útil em situações em que se faça necessária uma detecção simples de movimento, como por exemplo indicar em um sistema de segurança se uma porta ou janela foram abertas, ou como equipamento de segurança em ferramentas pesadas, somente permitindo o acionamento se um determinado procedimento de segurança for atendido.


Especificações:
  • Módulo Sensor de Efeito Hall usando o Sensor M44 
  • Sinal do sensor regulado por um comparador embutido
  • Pino AO: Saída em nível Alto do Sensor de Efeito Hall em tempo real (não é uma saída analógica)
  • Pino DO: Saída em nível baixo do Sensor de Efeito Hall mais estável, através do comparador
  • Corrente de saída do Comparador : 16mA
  • Tensão de entrada: 0-15 V DC
  • Diametro interno do furo de fixação: Aproximadamente 3mm
  • Tamanho (Comprimento x Largura): Aproximadamente. 36 x 16mm
Nota: A face de detecção do sensor é a face OPOSTA à dos componentes.

Para demonstrar o funcionamento do sensor, iremos realizar uma montagem simples, utilizando o Módulo Sensor Hall M44 diretamente em conjunto com o Módulo Relé 5V 1 canal, de maneira a acionar o relé quando o sensor detectar um campo magnético, simulando um dispositivo de segurança qualquer para um equipamento.
A ligação será feita da seguinte forma:

A alimentação do  Módulo Sensor Hall M44 e do Módulo Relé 5V 1 canal será feita conectando normalmente os pinos VCC e GND na fonte de energia, nos terminais 5V e GND, respectivamente.
Após isso, será conectado um Cabo Jumper Fêmea-Fêmea ao pino IN do Módulo Relé 5V 1 canal, que será conectado ao Módulo Sensor Hall M44 como segue:

Situação 1: ao pino A0 (de nível alto), para demonstrar um circuito que ativa o relé;




Situação 2: ao pino D0 (de nível baixo), para demonstrar um circuito que desativa o relé.

Obs.:
Da mesma forma que na postagem do Módulo Display 7 Segmentos para Relogio, o relé estará conectado a uma lâmpada do tipo olho de boi, apenas para demonstração de funcionamento.

Conte-nos suas experiências utilizando os produtos adquiridos em  nossa loja!
Até o próximo artigo!

Comentários

  1. Olá amigo interessante esse circuito eu tenho uma dúvida, este circuito não precisa de fonte de alimentação externa de energia ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Controlando LED via Bluetooth utilizando o Módulo HC-05

Hoje abordaremos uma breve demonstração de conexão do Módulo Bluetooth HC-05 Master/Slave com um dispositivo externo, e após a conexão utilizar o dispositivo para controlar um LED. A Placa Base utilizada como controladora é a Arduino Uno , que foi utilizada em conjunto com o Protoshield compatível com a mesma. Todos os itens utilizados podem ser adquiridos em nossa loja . Note que o Módulo Bluetooth HC-05 Master/Slave possui níveis de tensão de alimentação e operação diferentes, sendo que pode ser alimentado com  uma tensão entre 3,3v e 6v (no projeto foi alimentado com 5v, direto de um dos pinos do Arduino Uno ), mas a sua tensão de operação é de 3,3v. IMPORTANTE:    O Arduino consegue reconhecer a tensão de 3,3v no terminal RX como nível lógico alto, mas somente fornece 5v no terminal Tx como nível lógico alto. Portanto, se for utilizar os terminais Rx e Tx para a comunicação com os terminais Tx e Rx do HC-05,  o terminal Tx do HC-05 pode ser conectado diretamente ao ter

Como programar com Programador KIT 3.5 para PIC

Nesta postagem iremos falar sobre o Programador KIT 3.5 O Programador KIT 3.5 é um programador para microcontroladores PIC bastante completo, até o momento compatível com  mais de 600 dispositivos da linha de microcontroladores da Microchip, incluindo a nova linha dsPIC. (Confira aqu i a lista com os microcontroladores compatíveis com o Kit 3.5) Permite a programação diretamente na placa (ICSP) ou então através de conectores ZIF (não inclusos). Detalhe para a interface ICSP Com ele é possível gravar (programar), ler, verificar e copiar os códigos dos microcontroladores, através do software gratuito PicKit 3 Programmer ( instruções de uso ), uma vez que ele é totalmente compatível com o PICkit3. Lembrando que este software é apenas para a gravação do arquivo HEX no seu microcontrolador, sendo que é necessário gerar esse arquivo em um compilador de sua escolha. Além disso, é possível utilizá-lo como ferramenta de depuração (debug) através do software MPLAB. Caract

Utilizando o Programador USB para PIC K150

Nessa postagem iremos demonstrar a utilização do Programador USB para PIC K150 O gravador possui um soquete do tipo ZIF (ZIF - Zero Insertion Force - é um soquete com uma alavanca, que permite a colocação e a retirada dos microcontroladores sem risco de danificar seus terminais) para a programação dos microcontroladores. Conta também com um conector para a programação ICSP (In Circuit Serial Programming, que será abordada futuramente em outra postagem, pois é necessário que se faça algumas adaptações no circuito a ser programado). O programador é controlado pelo PIC16F628A, e no site do fabricante do gravador é possível encontrar informações sobre como atualizar o firmware do gravador, para possibilitar a gravação de mais dispositivos. Instalação do Programador USB para PIC K150 Se você estiver utilizando o Windows 7/Vista/XP, o driver deve ser instalado normalmente, sem que seja necessária a interferência do usuário. Caso esteja utilizando o Windows 8/8.1, o processo é um po