Pular para o conteúdo principal

Exibindo imagens e texto no Display LCD Nokia 5110

Hoje falaremos do Módulo LCD 5110 84x48 c/ backlight, um módulo bastante versátil para exibir imagens monocromáticas ou informações relevantes ao seu projeto.

Novamente, a Placa Base utilizada como controladora é a Arduino Uno, que foi utilizada em conjunto com o Protoshield compatível com a mesma. Todos os itens utilizados podem ser adquiridos em nossa loja.

O LCD deve estar ligado ao Arduino seguindo a configuração mostrada abaixo:
Módulo LCD   |   Arduino
SCK                 |   Pino 7
MOSI               |   Pino 6
DC                   |   Pino 5
RST                 |   Pino 3
CS                    |   Pino 4
VCC                |   3,3V - 5V
GND                |   GND
BL                    |   3,3V (pode ser utilizado em uma porta PWM caso seja desejado controlar o brilho)



Para exibir imagens no LCD, é necessário realizar a conversão da imagem para um arquivo em código de programação na linguagem .c, através do software LCD Assistant, (que pode ser encontrado facilmente na web, mas que por conveniência disponibilizamos aqui.)
O uso do LCD Assistant é bastante intuitivo, porém devemos lembrar que a imagem desejada precisa estar em uma resolução máxima de  84x48 pixels (destacado em vermelho), no formato bitmap monocromático (a maneira mais fácil de criar uma imagem nesse padrão é utilizando o Paint).



Para fins de demonstração, criamos um programa para o Arduino com alterações no arquivo de exemplo da biblioteca LCD5110_Graph, criada por Henning Karlsen. Tanto o arquivo .ino modificado quanto a biblioteca necessária estão disponibilizadas abaixo.



Baixe aqui o sketch com a programação do Arduino para esse projeto. Você precisará descompactar a pasta para poder utilizá-lo.
Baixe também a biblioteca, que será necessária para que o Arduino Uno possa realizar adequadamente a interface com o Módulo LCD. Dentro da pasta da biblioteca existe uma pasta chamada Documentation, que contém um manual detalhado sobre as funções da mesma.

Conte-nos suas experiências utilizando os produtos adquiridos em  nossa loja! Utilize nossa seção de comentários!
Até o próximo artigo!

Comentários

  1. Boa noite.
    Essa biblioteca funciona no MEGA ou só no UNO?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      A biblioteca funciona no MEGA também, assim como em qualquer placa base do sistema Arduino . Para utilizá-la, basta selecionar a placa base correta na aba "Ferramentas (Tools)" do IDE do Arduino, sob o campo "Placa (Board)" e realizar as conexões entre os pinos adequadamente.
      Esperamos ter ajudado.
      Obrigado pelo feedback!
      Aproveite nossas postagens e visite a nossa loja em www.eletrodex.com.br

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Controlando LED via Bluetooth utilizando o Módulo HC-05

Hoje abordaremos uma breve demonstração de conexão do Módulo Bluetooth HC-05 Master/Slave com um dispositivo externo, e após a conexão utilizar o dispositivo para controlar um LED. A Placa Base utilizada como controladora é a Arduino Uno , que foi utilizada em conjunto com o Protoshield compatível com a mesma. Todos os itens utilizados podem ser adquiridos em nossa loja . Note que o Módulo Bluetooth HC-05 Master/Slave possui níveis de tensão de alimentação e operação diferentes, sendo que pode ser alimentado com  uma tensão entre 3,3v e 6v (no projeto foi alimentado com 5v, direto de um dos pinos do Arduino Uno ), mas a sua tensão de operação é de 3,3v. IMPORTANTE:    O Arduino consegue reconhecer a tensão de 3,3v no terminal RX como nível lógico alto, mas somente fornece 5v no terminal Tx como nível lógico alto. Portanto, se for utilizar os terminais Rx e Tx para a comunicação com os terminais Tx e Rx do HC-05,  o terminal Tx do HC-05 pode ser conectado diretamente ao ter

Bem vindo ao Blog ELETRODEX

A ELETRODEX ELETRÔNICA sempre preocupado em atender a todas as necessidades de seus clientes, traz para você hobista ou profissional da eletrônica um espaço virtual aberto para discussões e ideias, para que possamos dia a dia melhorar cada vez mais a nossa loja virtual ,sempre focando em satisfazer nossos clientes com as melhores ofertas do mercado e as dicas mais úteis para seu projeto.

Como programar com Programador KIT 3.5 para PIC

Nesta postagem iremos falar sobre o Programador KIT 3.5 O Programador KIT 3.5 é um programador para microcontroladores PIC bastante completo, até o momento compatível com  mais de 600 dispositivos da linha de microcontroladores da Microchip, incluindo a nova linha dsPIC. (Confira aqu i a lista com os microcontroladores compatíveis com o Kit 3.5) Permite a programação diretamente na placa (ICSP) ou então através de conectores ZIF (não inclusos). Detalhe para a interface ICSP Com ele é possível gravar (programar), ler, verificar e copiar os códigos dos microcontroladores, através do software gratuito PicKit 3 Programmer ( instruções de uso ), uma vez que ele é totalmente compatível com o PICkit3. Lembrando que este software é apenas para a gravação do arquivo HEX no seu microcontrolador, sendo que é necessário gerar esse arquivo em um compilador de sua escolha. Além disso, é possível utilizá-lo como ferramenta de depuração (debug) através do software MPLAB. Caract