Hoje falaremos do Módulo LCD 5110 84x48 c/ backlight, um módulo bastante versátil para exibir imagens monocromáticas ou informações relevantes ao seu projeto.
Novamente, a Placa Base utilizada como controladora é a Arduino Uno, que foi utilizada em conjunto com o Protoshield compatível com a mesma. Todos os itens utilizados podem ser adquiridos em nossa loja.
O LCD deve estar ligado ao Arduino seguindo a configuração mostrada abaixo:
Módulo LCD | Arduino
SCK | Pino 7
MOSI | Pino 6
DC | Pino 5
RST | Pino 3
CS | Pino 4
VCC | 3,3V - 5V
GND | GND
BL | 3,3V (pode ser utilizado em uma porta PWM caso seja desejado controlar o brilho)
Para exibir imagens no LCD, é necessário realizar a conversão da imagem para um arquivo em código de programação na linguagem .c, através do software LCD Assistant, (que pode ser encontrado facilmente na web, mas que por conveniência disponibilizamos aqui.)
O uso do LCD Assistant é bastante intuitivo, porém devemos lembrar que a imagem desejada precisa estar em uma resolução máxima de 84x48 pixels (destacado em vermelho), no formato bitmap monocromático (a maneira mais fácil de criar uma imagem nesse padrão é utilizando o Paint).
Para fins de demonstração, criamos um programa para o Arduino com alterações no arquivo de exemplo da biblioteca LCD5110_Graph, criada por Henning Karlsen. Tanto o arquivo .ino modificado quanto a biblioteca necessária estão disponibilizadas abaixo.
Baixe aqui o sketch com a programação do Arduino para esse projeto. Você precisará descompactar a pasta para poder utilizá-lo.
Baixe também a biblioteca, que será necessária para que o Arduino Uno possa realizar adequadamente a interface com o Módulo LCD. Dentro da pasta da biblioteca existe uma pasta chamada Documentation, que contém um manual detalhado sobre as funções da mesma.
Novamente, a Placa Base utilizada como controladora é a Arduino Uno, que foi utilizada em conjunto com o Protoshield compatível com a mesma. Todos os itens utilizados podem ser adquiridos em nossa loja.
O LCD deve estar ligado ao Arduino seguindo a configuração mostrada abaixo:
Módulo LCD | Arduino
SCK | Pino 7
MOSI | Pino 6
DC | Pino 5
RST | Pino 3
CS | Pino 4
VCC | 3,3V - 5V
GND | GND
BL | 3,3V (pode ser utilizado em uma porta PWM caso seja desejado controlar o brilho)
Para exibir imagens no LCD, é necessário realizar a conversão da imagem para um arquivo em código de programação na linguagem .c, através do software LCD Assistant, (que pode ser encontrado facilmente na web, mas que por conveniência disponibilizamos aqui.)
O uso do LCD Assistant é bastante intuitivo, porém devemos lembrar que a imagem desejada precisa estar em uma resolução máxima de 84x48 pixels (destacado em vermelho), no formato bitmap monocromático (a maneira mais fácil de criar uma imagem nesse padrão é utilizando o Paint).
Para fins de demonstração, criamos um programa para o Arduino com alterações no arquivo de exemplo da biblioteca LCD5110_Graph, criada por Henning Karlsen. Tanto o arquivo .ino modificado quanto a biblioteca necessária estão disponibilizadas abaixo.
Baixe aqui o sketch com a programação do Arduino para esse projeto. Você precisará descompactar a pasta para poder utilizá-lo.
Baixe também a biblioteca, que será necessária para que o Arduino Uno possa realizar adequadamente a interface com o Módulo LCD. Dentro da pasta da biblioteca existe uma pasta chamada Documentation, que contém um manual detalhado sobre as funções da mesma.
Conte-nos suas experiências utilizando os produtos adquiridos em nossa loja! Utilize nossa seção de comentários!
Até o próximo artigo!
Boa noite.
ResponderExcluirEssa biblioteca funciona no MEGA ou só no UNO?
Obrigado
Bom dia!
ExcluirA biblioteca funciona no MEGA também, assim como em qualquer placa base do sistema Arduino . Para utilizá-la, basta selecionar a placa base correta na aba "Ferramentas (Tools)" do IDE do Arduino, sob o campo "Placa (Board)" e realizar as conexões entre os pinos adequadamente.
Esperamos ter ajudado.
Obrigado pelo feedback!
Aproveite nossas postagens e visite a nossa loja em www.eletrodex.com.br