sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Módulo RFID RC5222 13,56MHz

Continuando com as demonstrações de uso de alguns módulos para Arduino, apresentaremos hoje o leitor RFID RC522 de 13,56MHz. RFID é um acrônimo de Radio-Frequency IDentification. O uso deste dispositivo é interessante em diversas aplicações que seja necessário a identificação de pessoas, produtos, animais e etc.
Esta identificação é realizada a curta distância, sem contato físico ou visual. Este tipo de recurso pode ser utilizado na identificação pessoal e controle de acessos, identificação de objetos e também na indústria diretamente na manufatura ou controlando estoques substituindo o código de barras.

Com o uso de um Arduino UNO R3 + Módulo RFID RC5222 podemos utilizar o Serial Monitor da IDE do Arduino para fazer a leitura dos cartões.

O conjunto é compostos pelo leitor RFID e duas tag's de identificação. Uma no formato de chaveiro (azul) e um em formato de cartão. Cada uma destas tag's tem um número de identificação composto por seis números hexadecimais no formato 0hXX 0hXX 0hXX 0hXX 0hXX 0hXX. Através do firmware instalado no Arduino é possível ler este dado e fazer com que o sistema tome as devidas decisões. 

Abaixo, a identificação dos pinos do leitor e sua correspondência com um Arduino UNO.



Debug pela serial

Vamos aos resultados dos testes. Através do terminal serial do Arduino podemos ver o código do cartão (ou chaveiro) ao aproximá-lo do leitor. Assim podemos incluir manualmente, ou automaticamente, no firmware do equipamento, o código para as devidas comparações. E poder identificar qual cartão se aproximou do leitor. 

Abaixo um vídeo da saída no terminal serial do Arduino. Primeiramente, um cartão com o código estranho ao software é aproximado do leitor. Neste caso irá aparecer uma mensagem de erro e será apresentado o código do cartão. Depois um outro cartão será aproximado. Neste caso iremos ver a mensagem de 'AUTENTICADO' já que o código dele foi previamente armazenado no firmware do Arduino.


video


Materiais Utilizados:
O módulo RFID-RC522 traz uma grande facilidade de implementação através do Arduino proporcionando uma grande gama de utilização prática. 

A Eletrodex oferece sempre ótimos preços em módulos shield  para Arduino e uma completa linha de produtos eletrônicos tanto para o hobista quanto para o profissional da área.






Até o próximo post!

2 comentários:

  1. Respostas
    1. O mesmo código pode ser utilizado em qualquer arquitetura do Arduino, mudando os pinos de acordo com a necessidade da sua placa.

      Excluir