Pular para o conteúdo principal

Módulo RFID RC5222 13,56MHz

Continuando com as demonstrações de uso de alguns módulos para Arduino, apresentaremos hoje o leitor RFID RC522 de 13,56MHz. RFID é um acrônimo de Radio-Frequency IDentification. O uso deste dispositivo é interessante em diversas aplicações que seja necessário a identificação de pessoas, produtos, animais e etc.
Esta identificação é realizada a curta distância, sem contato físico ou visual. Este tipo de recurso pode ser utilizado na identificação pessoal e controle de acessos, identificação de objetos e também na indústria diretamente na manufatura ou controlando estoques substituindo o código de barras.

Com o uso de um Arduino UNO R3 + Módulo RFID RC5222 podemos utilizar o Serial Monitor da IDE do Arduino para fazer a leitura dos cartões.

O conjunto é compostos pelo leitor RFID e duas tag's de identificação. Uma no formato de chaveiro (azul) e um em formato de cartão. Cada uma destas tag's tem um número de identificação composto por seis números hexadecimais no formato 0hXX 0hXX 0hXX 0hXX 0hXX 0hXX. Através do firmware instalado no Arduino é possível ler este dado e fazer com que o sistema tome as devidas decisões. 

Abaixo, a identificação dos pinos do leitor e sua correspondência com um Arduino UNO.



Debug pela serial

Vamos aos resultados dos testes. Através do terminal serial do Arduino podemos ver o código do cartão (ou chaveiro) ao aproximá-lo do leitor. Assim podemos incluir manualmente, ou automaticamente, no firmware do equipamento, o código para as devidas comparações. E poder identificar qual cartão se aproximou do leitor. 

Abaixo um vídeo da saída no terminal serial do Arduino. Primeiramente, um cartão com o código estranho ao software é aproximado do leitor. Neste caso irá aparecer uma mensagem de erro e será apresentado o código do cartão. Depois um outro cartão será aproximado. Neste caso iremos ver a mensagem de 'AUTENTICADO' já que o código dele foi previamente armazenado no firmware do Arduino.




Materiais Utilizados:
O módulo RFID-RC522 traz uma grande facilidade de implementação através do Arduino proporcionando uma grande gama de utilização prática. 

A Eletrodex oferece sempre ótimos preços em módulos shield  para Arduino e uma completa linha de produtos eletrônicos tanto para o hobista quanto para o profissional da área.






Até o próximo post!

Comentários

  1. Respostas
    1. O mesmo código pode ser utilizado em qualquer arquitetura do Arduino, mudando os pinos de acordo com a necessidade da sua placa.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Controlando LED via Bluetooth utilizando o Módulo HC-05

Hoje abordaremos uma breve demonstração de conexão do Módulo Bluetooth HC-05 Master/Slave com um dispositivo externo, e após a conexão utilizar o dispositivo para controlar um LED. A Placa Base utilizada como controladora é a Arduino Uno , que foi utilizada em conjunto com o Protoshield compatível com a mesma. Todos os itens utilizados podem ser adquiridos em nossa loja . Note que o Módulo Bluetooth HC-05 Master/Slave possui níveis de tensão de alimentação e operação diferentes, sendo que pode ser alimentado com  uma tensão entre 3,3v e 6v (no projeto foi alimentado com 5v, direto de um dos pinos do Arduino Uno ), mas a sua tensão de operação é de 3,3v. IMPORTANTE:    O Arduino consegue reconhecer a tensão de 3,3v no terminal RX como nível lógico alto, mas somente fornece 5v no terminal Tx como nível lógico alto. Portanto, se for utilizar os terminais Rx e Tx para a comunicação com os terminais Tx e Rx do HC-05,  o terminal Tx do HC-05 pode ser conectado diretamente ao ter

Bem vindo ao Blog ELETRODEX

A ELETRODEX ELETRÔNICA sempre preocupado em atender a todas as necessidades de seus clientes, traz para você hobista ou profissional da eletrônica um espaço virtual aberto para discussões e ideias, para que possamos dia a dia melhorar cada vez mais a nossa loja virtual ,sempre focando em satisfazer nossos clientes com as melhores ofertas do mercado e as dicas mais úteis para seu projeto.

Como programar com Programador KIT 3.5 para PIC

Nesta postagem iremos falar sobre o Programador KIT 3.5 O Programador KIT 3.5 é um programador para microcontroladores PIC bastante completo, até o momento compatível com  mais de 600 dispositivos da linha de microcontroladores da Microchip, incluindo a nova linha dsPIC. (Confira aqu i a lista com os microcontroladores compatíveis com o Kit 3.5) Permite a programação diretamente na placa (ICSP) ou então através de conectores ZIF (não inclusos). Detalhe para a interface ICSP Com ele é possível gravar (programar), ler, verificar e copiar os códigos dos microcontroladores, através do software gratuito PicKit 3 Programmer ( instruções de uso ), uma vez que ele é totalmente compatível com o PICkit3. Lembrando que este software é apenas para a gravação do arquivo HEX no seu microcontrolador, sendo que é necessário gerar esse arquivo em um compilador de sua escolha. Além disso, é possível utilizá-lo como ferramenta de depuração (debug) através do software MPLAB. Caract