Pular para o conteúdo principal

Primeiros Passos com PROTO'n

A Eletrodex Eletrônica traz para você cliente um resumo do kit PROTO'n PIC18F4550 e os primeiros passos para trabalhar com esta ferramenta de desenvolvimento.

A Placa PROTO'n PIC18F4550 foi desenvolvida pela SmartRadio com intuito de criar uma ferramenta pratica, versátil e de baixo custo, para que todos os entusiastas de eletrônica possam iniciar seus trabalhos no mundo dos microcontroladores.


A placa PROTO'n PIC18F4550 é projetada com o poderoso PIC18F4550( para maiores formações acesse o datasheet do PIC Download Datasheet) e também é compatível com o PIC18F2550.

 A placa PROTO'n já vem programada com o bootloader de propriedade da Smart Radio que possibilita a programação do PIC diretamente pela USB com utilização do software "Smart Radio - USB HID Bootloader" 

Para programação da placa PROTO'n você ira necessitar de um Cabo USB 2.0 a/b ( Não incluso),  um software de compilação para microcontroladores PIC compatível com o PIC18F4550 e o software "Smart Radio - USB HID Bootloader" ( que pode ser baixado Aqui) .
Cabo USB 2.0 a/b
Inicialmente o procedimento para programação do PIC é bem simples, mantendo o botão SW2(PA3) pressionado pressione momentaneamente o botão SW1(Reset), neste momento o microcontrolador entrará no programa de bootloader e será reconhecido pelo PC, e esta informação poderá ser confirmada pelo software USB HID Bootloader que mostrará a mensagem "PIC Conectado" e habilitará os botões de interação para transferência do programa para o PIC. Lembrando que será transmitido para PIC somente o arquivo Hex (o programa final já compilado pelo programador de sua escolha).

Comprei o meu PROTO'n, que tipo de programa posso fazer para testa-lo?

Quando receber o seu PROTO'n o melhor a fazer é estudar o Esquema Elétrico do seu circuito para melhor entende-lo. Observando com cuidado seu desenho é possível verificar que a placa PROTO'n já vem com um pequeno circuito pronto que pode ajuda-lo a testar inicialmente sua placa, ele possui 2 leds SMD interligados as portas PA4 e PA5 já com seus devidos resistores, como no desenho abaixo:



A primeira aplicação que podemos criar para testar a placa sem nenhuma necessidade de solda ou montagens externas, seria uma aplicação para fazer estes led's piscarem.

Um passo importante ao criar o seu programa é lembrar de colocar uma diretiva para especificar o endereço inicial de sua rotina na rom deslocado a partir do ponto 1000H , para que seu programa inicie após o espaço reservado para bootloader já programado na placa PROTO'n.

Obs: Se possui dúvidas sobre o funcionamento do bootloader leia nosso artigo sobre o assunto no link  Entendendo o Bootloader


Segue abaixo os links para o download do projeto criado no miKroC com um exemplo simples que pisca os leds localizadas nas portas PORTA.4 e PORTA.5 :

Projeto Pisca LED

Arquivo HEX Pisca LED


Dica: Para novos exemplos de projetos utilizando a placa PROTO'n consulte sempre nosso blog na seção A placa PROTO'n.

Comentários

  1. Comprei uma proto'n e mais 2 pics, um 18F4550-I/P e um 18F2550-I/SP e gostaria de saber como faço para gravar o bootloader nesses chips.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai precisar de um gravador para pic caro colega.

      Excluir
  2. Algum colega podee enviar o link ou arquivo do bootloader do proton ate

    ResponderExcluir
  3. o Bootloader da placa proto'n é de propriedade da SmartRadio.

    ResponderExcluir
  4. o Bootloader da placa proto'n é de propriedade da SmartRadio.

    ResponderExcluir
  5. parabens, pela forma leve e simplificada de explicar o funcionamento da proton
    obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Poderia reupar os codigos do Arquivo HEX Pisca LED e Projeto Pisca LED
    por gentileza ?
    se possivel obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Os links dos códigos não estão funconando.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Controlando LED via Bluetooth utilizando o Módulo HC-05

Hoje abordaremos uma breve demonstração de conexão do Módulo Bluetooth HC-05 Master/Slave com um dispositivo externo, e após a conexão utilizar o dispositivo para controlar um LED. A Placa Base utilizada como controladora é a Arduino Uno , que foi utilizada em conjunto com o Protoshield compatível com a mesma. Todos os itens utilizados podem ser adquiridos em nossa loja . Note que o Módulo Bluetooth HC-05 Master/Slave possui níveis de tensão de alimentação e operação diferentes, sendo que pode ser alimentado com  uma tensão entre 3,3v e 6v (no projeto foi alimentado com 5v, direto de um dos pinos do Arduino Uno ), mas a sua tensão de operação é de 3,3v. IMPORTANTE:    O Arduino consegue reconhecer a tensão de 3,3v no terminal RX como nível lógico alto, mas somente fornece 5v no terminal Tx como nível lógico alto. Portanto, se for utilizar os terminais Rx e Tx para a comunicação com os terminais Tx e Rx do HC-05,  o terminal Tx do HC-05 pode ser conectado diretamente ao ter

Como programar com Programador KIT 3.5 para PIC

Nesta postagem iremos falar sobre o Programador KIT 3.5 O Programador KIT 3.5 é um programador para microcontroladores PIC bastante completo, até o momento compatível com  mais de 600 dispositivos da linha de microcontroladores da Microchip, incluindo a nova linha dsPIC. (Confira aqu i a lista com os microcontroladores compatíveis com o Kit 3.5) Permite a programação diretamente na placa (ICSP) ou então através de conectores ZIF (não inclusos). Detalhe para a interface ICSP Com ele é possível gravar (programar), ler, verificar e copiar os códigos dos microcontroladores, através do software gratuito PicKit 3 Programmer ( instruções de uso ), uma vez que ele é totalmente compatível com o PICkit3. Lembrando que este software é apenas para a gravação do arquivo HEX no seu microcontrolador, sendo que é necessário gerar esse arquivo em um compilador de sua escolha. Além disso, é possível utilizá-lo como ferramenta de depuração (debug) através do software MPLAB. Caract

Utilizando o Programador USB para PIC K150

Nessa postagem iremos demonstrar a utilização do Programador USB para PIC K150 O gravador possui um soquete do tipo ZIF (ZIF - Zero Insertion Force - é um soquete com uma alavanca, que permite a colocação e a retirada dos microcontroladores sem risco de danificar seus terminais) para a programação dos microcontroladores. Conta também com um conector para a programação ICSP (In Circuit Serial Programming, que será abordada futuramente em outra postagem, pois é necessário que se faça algumas adaptações no circuito a ser programado). O programador é controlado pelo PIC16F628A, e no site do fabricante do gravador é possível encontrar informações sobre como atualizar o firmware do gravador, para possibilitar a gravação de mais dispositivos. Instalação do Programador USB para PIC K150 Se você estiver utilizando o Windows 7/Vista/XP, o driver deve ser instalado normalmente, sem que seja necessária a interferência do usuário. Caso esteja utilizando o Windows 8/8.1, o processo é um po